Dicas para a melhor gestão de dados da sua empresa

uniir 00

Neste artigo você vai entender:

  1. O que é gestão de dados?
  2. A importância da gestão de dados
  3. Como melhorar a gestão de dados da sua empresa?
  4. Conheça o MDM Uniir

Em uma época onde o mundo digital domina o dia a dia das pessoas, importar-se com a gestão de dados da sua empresa é uma ótima forma de estar por dentro das principais tendências. Sejam elas de mercado ou de comportamento, é sempre importante conhece-las.

Neste artigo você vai entender:

O que é gestão de dados?

Gestão de dados é uma disciplina relativa à área de negócios capaz de disponibilizar para as empresas a capacitação, recursos e ferramentas necessárias para administrar suas informações.

Isto é, a gestão de dados é relacionada à identificação, armazenamento, acesso, compilação, proteção e uso visando fortalecer a estratégia de uma empresa.

Então, ao invés de manter seus registros dispersos ou limitados a uma única equipe, a organização que aposta em seu gerenciamento os disponibiliza de forma otimizada e dinâmica, a fim de facilitar a comunicação interna.

Mesmo tendo ganhado notoriedade diante dos avanços tecnológicos e da popularização da Internet, a gestão de dados chegou antes.

Logo que passaram a se preocupar mais com a competitividade, eficiência de processos e segurança da informação, as empresas já investiam na área.

Gestão de dados ou gestão da informação?

É bastante comum confundir esses dois segmentos, já que muita gente considera os dados e as informações como sinônimos.

Porém, são conceitos um tanto quanto diferentes.

Um dado pode ser definido como uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Já a informação é abstrata, pois se refere ao significado de um dado para uma pessoa que o observa, ouve ou lê.

Resumidamente, a informação parte da interpretação do dado.

É por esta razão que uma figura pode ser entendida de maneira distinta por pessoas diferentes.

Ao introduzir as máquinas no cotidiano corporativo, foi preciso arquivar informações de uma forma que pudesse ser lido por elas.

Dessa forma, passaram a ser armazenadas em formato de dados, que são quantificáveis e podem ser lidos pelas máquinas, mas não compreendidos por elas.

Sendo assim, um computador pode alterar a representação de uma informação (seus dados), mas jamais o seu conteúdo, que é abstrato e incompreensível para uma máquina.

Então, a gestão de dados lida com os registros iniciais, nas etapas que abrem as operações empresariais. Gerir dados engloba as ações desde sua coleta até o seu descarte.

Já a gestão da informação acontece no final dos processos, quando os dados já foram interpretados e compreendidos pelas equipes, gerando orientações que podem guiar estratégias inovadoras e eficientes para a empresa.

A importância da gestão de dados

Empresas que negligenciam a gestão de dados costumam ter sérios problemas de comunicação interna, uma vez que fica dificulta o compartilhamento das informações com todas as áreas necessárias.

Sem a devida organização, elas podem se perder ou não serem transmitidas para quem deveria. Isso acaba prejudicando o bom andamento dos processos dentro da empresa.

Se não houver sincronização de atualizações no cadastro de um cliente por parte da equipe de relacionamento com o consumidor, o contato pós-venda pode ser impedido.

Isso pode acabar por reduzir as chances de fidelização desse cliente e fazer com que haja perda nas receitas futuras.

Já se o time de cobrança também não receber as atualizações, as perdas podem se estender caso haja problemas na geração de um boleto.

Não estar atento aos dados também pode levar a gastos desnecessários com o armazenamento dos que poderiam ser descartados, além do consumo de horas de trabalho procurando por informações.

Sem contar a complicação na hora de transformar esses dados em informações úteis para compor a estratégia da organização, que se beneficiaria com o conhecimento de novas tendências de mercado e desejos do público-alvo.

Para finalizar, investir na gestão de dados eleva a segurança das informações, preservando a competitividade da companhia.

Como melhorar a gestão de dados da sua empresa?

Para um bom desempenho, você precisa saber o que fazer para melhorar a gestão de dados de sua empresa, acompanhe algumas dicas:

  1. Tenha claro os seus objetivos

Estabelecer os principais objetivos da empresa com a gestão de dados e quais os resultados esperados com as ações que serão aplicadas é fundamental.

Uma estratégia que ajuda no planejamento e na organização das prioridades é definir ações tanto de curto, médio e longo prazo para que o negócio seja sustentável.

  1. Separe o joio do trigo

A capacidade de processar dados em tempo real é uma necessidade crescente das organizações.

As empresas capazes de aproveitar o fluxo constante de dados recebidos para a tomada de decisão imediata passam a oferecer um serviço melhor.

Com o alto volume de dados disponíveis, é preciso entender quais são as informações necessárias para realizar as campanhas planejadas.

Ou seja, você precisa prezar pela qualidade dos dados sobre a quantidade de informações.

  1. Crie confiança nos dados

Para que os dados sejam transformados em insights relevantes é preciso checar se estão atualizados, tratados e qualificados.

Uma informação desatualizada de cadastro pode gerar perdas em vendas devido ao gasto de recursos financeiros desnecessários que dificilmente resultarão em algum retorno.

Sem deixar de mencionar que dados não confiáveis podem gerar decisões erradas.

Por este motivo, é importante corrigir e atualizar as informações em um ciclo permanente tanto nos canais de entrada quanto em sua base legada antes da realização de campanhas.

  1. Invista em ferramentas de apoio

As empresas seguem investindo em ferramentas e soluções que auxiliem na gestão da qualidade dos dados, mas ainda encontram dificuldades para alcançar um nível ideal de maturidade no gerenciamento de dados.

No Brasil, o aumento de dados imprecisos dentro das empresas por erro humano, falta de comunicação interna entre departamentos e a falta de estratégia tem incentivado o investimento maior em projetos de migração, enriquecimento e integração de dados.

A tendência agora é que as organizações tenham que implantar novos processos e soluções tecnológicas que acompanhem as demandas de negócios a fim de sobreviver no cenário de transformação digital e estratégia orientada pelos dados.

  1. Realize testes contínuos

Pode ser que ao implantar as ações definidas no planejamento os resultados sejam diferentes do que se espera.

Para não descartar a estratégia por completo, é importante que a empresa teste, principalmente as ações de marketing.

Assim, você consegue avaliar qual a melhor forma, canal, público, tipo de dados que tem mais adesão à estratégia e perfil da sua empresa.

Conheça o MDM Uniir

Nos dias atuais, estar presente na empresa já não é necessário para que o trabalho seja feito de forma efetiva.

Também não é preciso buscar informações em computadores, muito menos em arquivos físicos, já que temos o armazenamento em nuvem à disposição.

Devido às novidades, uma nova tecnologia se tornou fundamental para que as empresas conseguissem administrar e integrar todos os dispositivos utilizados por seus colaboradores com segurança e efetividade, mesmo que a distância.

A partir dessas exigências nasceu o MDM: Mobile Device Management que carrega o significado relacionado à segurança de informações utilizado em empresas para o gerenciamento de diversos dispositivos móveis como:

  • Smartphones
  • Tablets
  • Laptops

Essa tecnologia de gerenciamento de dispositivos móveis permite que a empresa administre remotamente tudo o que acontece com seus equipamentos.

Com o MDM é possível controlar o consumo de dados, ter acesso à localização de equipamentos em tempo real e gerenciar e atualizar os aplicativos instalados.

A gestão de dados da sua empresa tem um novo aliado para facilitar a vida corporativa. Para maiores informações sobre o MDM, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

A Uniir acredita em um modelo de serviço que ofereça ao seu negócio mais soluções e menos burocracia. Vem com a gente por um caminho descomplicado e mais rápido!

 

Solicite um orçamento para aluguel de celular