Como resolver problemas com a operadora de celular?

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Nesse artigo você vai saber:

  1. Os principais problemas que podem ocorrer com a operadora de celular
  2. Direitos do consumidor e das operadoras de celular
  3. Como resolver problemas com a operadora de celular
  4. Conte com a expertise da Uniir

 

O uso de smartphones é indispensável para a realização de diversas funções no mundo corporativo. Atualmente, por exemplo, grande parte do contato com os clientes é realizada por dispositivos móveis e, por isso, os colaboradores precisam contar com bons e eficientes equipamentos, que devem possuir planos de ligação e de internet satisfatórios.

 

Nesse sentido, para não sofrer com prejuízos financeiros, a corporação deve estar atenta aos possíveis problemas que podem surgir em relação às operadoras de celulares. Para a solução dessas questões, é necessário entrar em contato com a empresa responsável, o que pode comprometer o tempo dos responsáveis e, portanto, prejudicar a produtividade e os resultados da companhia.

 

Os principais problemas que podem ocorrer com a operadora de celular

As operadoras de celular são responsáveis por fornecer planos de internet, de mensagens de texto e de internet para seus clientes, que podem ser PFs (Pessoas Físicas) ou PJs (Pessoas Jurídicas), ou seja, empresas.

 

Nesse sentido, não é incomum que existam problemas relacionados à oferta dos serviços, que precisam ser resolvidos junto às operadoras. As principais questões envolvendo essas empresas são:

 

  • Cobrança indevida ou abusiva;
  • Interrupção do serviço sem comunicação prévia;
  • Impossibilidade de conectar o dispositivo à internet.

 

Cobrança indevida ou abusiva

As operadoras de celulares são, frequentemente, acusadas de cobrar indivíduos e empresas de forma indevida ou abusiva, que não corresponde aos serviços contratados.

 

Nesse sentido, é necessário entrar em contato com a empresa responsável para registrar uma reclamação formal. Veja no tópico Direitos do consumidor e das operadoras de celular mais informações sobre essa questão.

 

Interrupção do serviço sem comunicação prévia

Menos comum do que a cobrança indevida ou abusiva, a interrupção do serviço sem comunicação prévia também configura um problema destinado às operadoras de celulares. Quando a interrupção é previsível, por exemplo, a comunicação deve ser feita ao consumidor em um prazo de, no mínimo, cinco dias.

 

Impossibilidade de conectar o dispositivo à internet

A legislação brasileira determina que a operadora de celular pode oferecer determinados benefícios caso o consumidor fique vinculado aos seus serviços em um prazo mínimo que não deve ultrapassar 12 meses. A principal reclamação, nesse ponto, está na possibilidade de os clientes desejarem interromper a fidelização.

 

Desse modo, cabe à operadora e ao consumidor avaliar as determinações que foram apontadas no contratado que estabelecia os serviços prestados.

 

Direitos do consumidor perante as operadoras de celular

Muitos consumidores desconhecem seus direitos quando o assunto são as relações com as operadoras de celulares. Para que você e sua empresa não sejam lesados financeira e juridicamente, confira na lista abaixo os principais pontos previstos na legislação brasileira:

 

  • Em casos de cobranças indevidas, o consumidor tem o dinheiro de receber o dobro do valor que foi cobrado;
  • O consumidor tem direito à portabilidade numérica, ou seja, pode levar seu número de uma operadora à outra;
  • É direito do consumidor ter cobertura de telefonia e de internet.

 

Como resolver problemas com a operadora de celular

O primeiro passo para resolver problemas com a operadora de celular é entrar em contato com a própria empresa para relatar o ocorrido. Nesse ponto, é importante que você não se esqueça de anotar o número do protocolo fornecido pelo atendente, pois essa é uma prova de que a operadora foi comunicada sobre seu problema e, por isso, é a responsável por resolvê-lo.

 

É possível que a operadora não seja eficiente para resolver seu problema, especialmente se você precisar de uma solução rápida. Nesse caso, é necessário recorrer a outros órgãos, como o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

 

Reclamação ao Procon

O Procon é um dos órgãos administrativos responsáveis pela proteção, pela segurança e pela defesa dos direitos do consumidor. Caso a operadora de celular não resolva o seu problema, você pode registrar uma reclamação no órgão, que será responsável por propor um acordo entre você e a empresa.

 

O atendimento no Procon pode ser realizado tanto on-line quanto de forma presencial. Para encontrar o posto mais próximo de seu endereço, acesse o site oficial do órgão.

 

Reclamação à Anatel

A Anatel é o órgão nacional responsável pelas telecomunicações. Para encontrar em contato com a entidade, é possível acessar ou site ou discar o número 1331. Além disso, caso prefira, pode ser atendido pessoalmente em uma das salas do cidadão. No entanto, antes de ir até o local, verifique se o funcionamento não foi alterado em razão da pandemia de covid-19.

 

A verdade é que registrar uma reclamação na Anatel provavelmente não lhe trará resultados. No entanto, comunicar a agência sobre os problemas com as operadoras de celular é importante, já que os dados são utilizados para a elaboração de pesquisas e de estudos, que mostram a qualidade dos serviços das empresas em questão.

 

Como você pôde perceber, resolver um problema junto à operadora de celular pode ser cansativo, demorado e nada eficiente. Nesses casos, é provável que você, como empresário, vá perder tempo útil e, com isso, dinheiro.

 

Para que essas situações sejam evitadas, é possível contar com o auxílio de empresas especializadas, que promovem o aluguel de linhas telefônicas. Nesses casos, elas são as responsáveis por resolver todas as questões relacionadas às operadoras. Enquanto isso, sua linha é substituída em, no máximo, 24 horas e você não tem prejuízos.

 

Conte com a expertise da Uniir

A Uniir é uma empresa de soluções em tecnologia móvel, que surgiu pelas mãos de profissionais altamente capacitados que acompanharam de perto os primeiros passos das operadoras de celulares rumo aos planos destinados às empresas.

 

Desse modo, a marca se consolida como líder em outsourcing telecom e, também, no aluguel de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além de notebooks. Com foco em oferecer soluções em telecomunicações para empresas de diversos setores, a Uniir tem como objetivo proporcionar a melhor experiência aos clientes, garantindo sua total satisfação.

 

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