Como gerenciar os aplicativos que seus colaboradores instalam?

Gerenciamento de aplicativos em celular alugado

O uso de celular é indispensável em qualquer empresa, trazendo maior facilidade na comunicação entre os funcionários e também com os clientes. Dessa forma, é possível atender os consumidores de forma rápida, otimizar a comunicação dentro da instituição, trazer maior integração para as equipes e melhorar o gerenciamento das negociações.

Em eventos empresariais, também é interessante utilizar esses equipamentos. Nesse sentido, o celular para evento corporativo deve possuir alta tecnologia para encantar e surpreender os possíveis clientes. Esses aparelhos proporcionam uma melhor experiência através da interatividade, o que pode trazer benefícios à imagem da empresa.

Entretanto, o alto custo para a aquisição de equipamentos de boa qualidade e em quantidade suficiente para todos os colaboradores pode ser problema para empresas de diversos portes. Além disso, situações indesejáveis, como prazos dos aparelhos em assistência técnica, são outras desvantagens pertinentes à aquisição desses equipamentos.

Por esse motivo, a terceirização de aparelhos móveis pode ser uma alternativa eficiente para reduzir os gastos com a compra desses equipamentos. Alugar um celular para um evento corporativo ou, até mesmo, na rotina empresarial é uma estratégia para utilizar os melhores aparelhos sem se preocupar com assistência técnica e outras questões.

Já falamos sobre os benefícios do outsourcing de telecom aqui (link). No entanto, uma preocupação frequente para os gestores que optam pelo aluguel de celulares é: como gerenciar os aplicativos que colaboradores instalam?

Legítima, esta questão realmente precisa de uma solução assertiva. Isso porque, deixar o celular desprotegido torna-se uma porta de entrada para a instalação e acesso a aplicativos e documentos maliciosos que podem interferir no funcionamento do aparelho e até comprometer a segurança de arquivos.

 

O uso do celular corporativo e a produtividade

O celular corporativo, assim como qualquer outro aparelho desse tipo, pode conter diversas distrações. Nessas situações, uma simples notificação pode tirar o foco no trabalho desenvolvido e fazer com que o colaborador despende maior tempo para desenvolver uma atividade.

Para não afetar diretamente a produtividade dos funcionários, controlar os aplicativos instalados no celular corporativo é essencial. Dessa forma, é possível se certificar que o uso desses equipamentos será estritamente para fins profissionais, evitando a perda de tempo e de foco dos colaboradores com outros assuntos.

Veja abaixo como ter maior controle dos aplicativos instalados em aparelhos corporativos.

 

Como gerenciar os aplicativos em um celular corporativo alugado

Crie uma lista de permissões

Em alguns celulares é possível fazer uma lista de permissões de aplicativos. Essa medida possibilita o gerenciamento do celular corporativo através da disponibilização de aplicações recomendadas pelo gestor, da instalação automática de determinados softwares e gestão de ferramentas instaladas previamente nos dispositivos da empresa.

Essa lista de permissão funciona através da seleção de aplicativos pelo gestor, por meio da própria loja de aplicações, possibilitando que o usuário só faça o download de programas permitidos pela gerência.

 

Utilização de MDM

O Mobile Device Management, também conhecido como MDM é a melhor solução para assegurar o bom gerenciamento dos aplicativos dos celulares alugados.

Com o MDM é possível bloquear instalações indesejadas, monitorar a localização dos equipamentos, controlar acesso e restrição de uso além de proteger dados. Tudo remotamente com total segurança.

O MDM junto a softwares que permitem o gerenciamento remoto, assegura a gestão acertada de aplicativos, diminuindo os riscos de instalações e aplicativos indesejados em aparelhos alugados em qualquer situação: num evento corporativo, no home office ou em quaisquer outros serviços que demandam a saída de colaboradores para trabalho em campo.

Vale ressaltar que a ferramenta pode ser utilizada em outros tipos de equipamentos além de celulares. Os tablets, muito utilizados em ofícios remotos e eventos também são compatíveis com o MDM.

 

Estabeleça senhas e padrões

O uso de aplicativos indevidos no ambiente de trabalho também pode afetar o consumo de dados do plano. Para evitar esses desperdícios é possível utilizar senhas numéricas ou padrões de desbloqueios em determinadas aplicações. Além disso, há algumas ferramentas de bloqueio disponíveis que impedem o acesso a esses programas.

Seguindo essas dicas, é possível gerenciar a utilização de aplicativos no celular corporativo da sua empresa, melhorando aspectos relacionados à produtividade de sua equipe, já que os colaboradores utilizarão esses equipamentos de forma profissional e adequada.00

Solicite um orçamento para aluguel de celular