Conheça as possíveis aplicações do M2M para empresas

Uniir

Uniir

Neste artigo você vai saber:

  • Sobre a tecnologia M2M
  • As aplicações M2M
  • Controle de consumo de recursos
  • Automatização de processos

A cada dia que passa, a tecnologia M2M tem auxiliado mais as empresas de diversos segmentos, visto que esse recurso pode ser utilizado em distintos processos. No entanto, há muitas pessoas que não conhecem essa tecnologia e muito menos as possíveis aplicações que ela pode apresentar dentro de uma empresa. Nós da Uniir atuamos com serviços de telefonia empresarial e disponibilizamos chips M2M para nossos clientes, de modo que conhecemos as diversas maneiras com que esses dispositivos podem contribuir para os negócios.

 

Como já explicamos aqui no blog, M2M significa Machine-to-Machine, ou seja, essa tecnologia possibilita a transmissão ponto a ponto de informações entre máquinas de modo automático. Sendo assim, essa tecnologia possibilita inúmeras aplicações e, se você deseja conhecer mais sobre elas, acompanhe o post até o final!

As principais aplicações do M2M

1.     POS

Uma das principais aplicações da tecnologia M2M ocorre em máquinas de cartão de crédito, caixas eletrônicos, lotéricas e assinaturas digitais por meio do POS, que é uma sigla do idioma norte-americano que significa Point of Sale, que quer dizer o mesmo que Ponto de Venda em português.

Para que você compreenda como essa tecnologia funciona, vamos dar o exemplo da aplicação do chip M2M em uma máquina de cartão de crédito. Ao inserir o dispositivo na máquina de pagamento, ela passa a se comunicar com outra máquina, que é a central que irá conferir os dados pessoais e bancários do titular do cartão, para verificar se há saldo disponível e liberar o pagamento caso esteja tudo certo.

2.    Logística

Caso você atue em uma empresa especializada em serviços logísticos ou o seu empreendimento conte com uma frota própria, é possível utilizar o chip M2M para auxiliar nas atividades de transporte de cargas.

Ao inserir o dispositivo nos meios de transporte, é possível obter a geolocalização deles, rastreá-los e gerenciar a frota, tráfego, cargas, bem como todo o sistema logístico. Vale destacar que, além da tecnologia M2M auxiliar nesses aspectos, ela também garante a maior segurança das cargas, meios de transporte e motoristas, tendo em vista que o chip pode ser programado para funcionar como um dispositivo de proteção contra furto.

Além disso, caso ocorra algum roubo, será possível localizar os itens, pois os gestores terão acesso à localização dos veículos e até mesmo das cargas, caso insira os chips nelas. Essa é uma interessante opção se você atua com o transporte de cargas preciosas, tais como joias, pedras valiosas e vacinas, por exemplo.

3.    Segurança no trabalho

A tecnologia M2M também pode ser utilizada como mais uma alternativa de proporcionar maior segurança no trabalho para os colaboradores. Como esse recurso tecnológico é capaz de automatizar diversas atividades da empresa, é possível aplicá-las naquelas que são consideradas de risco ou insalubres.

Nesse sentido, os funcionários podem apenas monitorar o funcionamento das máquinas e não se exporem a riscos desnecessários, de modo a conservar a sua segurança no ambiente de trabalho.

4.    Saúde

Caso você atue no ramo da saúde, também é possível aplicar o chip M2M para facilitar e qualificar diversas atividades. Por exemplo, o dispositivo pode auxiliar no atendimento médico remoto e monitoramento da saúde do paciente a distância.

Um exemplo incrível de aplicação do chip M2M na área da saúde diz respeito aos pacientes cardíacos. Durante o monitoramento, são coletadas informações sobre o estado de saúde do coração, as quais são enviadas para uma central de monitoramento.

Caso seja identificado algum problema, a central transmite a informação para o chip e são acionados choques de forma completamente automática para que o ritmo do coração seja corrigido.

5.    Controle do consumo de recursos

Outra aplicação do chip M2M nas empresas é para o controle do consumo de recursos. Assim sendo, ao inserir o dispositivo em um determinado equipamento, por exemplo, ele funciona como um sensor que envia informações para uma central de monitoramento que, por sua vez, encaminha comandos de volta.

Desse modo, é possível monitorar o consumo de eletricidade, gás, água, temperatura e níveis de óleo. Além disso, caso você atue em uma empresa que disponibiliza veículos ou dispositivos móveis, como celulares, smartphones, tablets, notebooks, modens e/ou plano de dados para os colaboradores, é possível também monitorar o consumo deles.

No caso dos automóveis, os gestores podem verificar se o funcionário está realizando o bom uso do veículo e, consequentemente, do combustível, e no caso dos dispositivos móveis, é possível monitorar o consumo de dados.

6.    Proteção de dados

Outra aplicação do chip M2M é na proteção de dados privados da empresa. Como mencionado anteriormente, caso a empresa forneça dispositivos móveis, certamente eles poderão conter dados e arquivos da empresa, bem como informações pessoais do colaborador.

Sendo assim, caso o dispositivo seja furtado, roubado ou extraviado, é possível apagar todos os dados remotamente, de modo que nenhuma outra pessoa tenha acesso a eles. Posteriormente, se o dispositivo for recuperado, é possível recuperar as informações novamente.

7.    Automatização de processos

Por fim, vale destacar que diversos processos dentro de uma empresa podem ser monitorados e automatizados. Por exemplo, em uma indústria, a tecnologia M2M pode contribuir ao informar o bom funcionamento ou não de equipamentos e peças, de modo que a equipe possa se planejar para realizar qualquer ajuste ou reposição de peça antes que maiores problemas ocorram e possam até mesmo danificar outras máquinas, o que iria interromper a produção e ocasionar prejuízos para a indústria.

Conheça a Uniir e seus serviços de telefonia empresarial

A Uniir é uma empresa do ramo de tecnologia móvel que oferece diversos serviços na área de telefonia empresarial, dentre eles o aluguel de chip M2M. Além disso, atuamos com o gerenciamento do chip por meio de uma plataforma elaborada para garantir a segurança dos dispositivos.

Portanto, se você deseja aplicar essa tecnologia na sua empresa, conte com os serviços de telefonia empresarial da Uniir e entre em contato!

Publicações relacionadas

© 2024 Uniir - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade